Crianças falam sério: bullying e capacitismo não têm vez!
- contatoannabra
- 22 de jul.
- 1 min de leitura

Roda de conversa no Congresso Euroamérica reúne vozes infantis para discutir respeito, empatia e inclusão
Durante o Congresso Euroamérica de Displasias Esqueléticas, um dos momentos mais emocionantes e potentes aconteceu quando crianças e pré-adolescentes de diferentes estados e idades se reuniram em uma roda de conversa sincera sobre bullying e capacitismo.
O encontro foi mediado por Mairinha, delegada da Associação Nanismo Brasil na cidade de Irecê (BA), mulher com forte trajetória de luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Com sua fala acolhedora e inspiradora, ela conduziu o grupo em uma troca rica de vivências, reflexões e soluções para os desafios enfrentados por crianças com deficiência no dia a dia.
“O bullying entristece e preocupa nossas famílias. Por isso, esse espaço precisa ser empoderado”, afirmou Mairinha, ao destacar a importância de se ouvir as crianças e incentivá-las a ocuparem o lugar de protagonistas de suas próprias histórias.
A conversa trouxe relatos tocantes e dicas práticas sobre como combater o preconceito, reconhecer e enfrentar atitudes capacitistas e promover ambientes mais respeitosos, dentro e fora da escola. A escuta ativa e a empatia foram os pilares desse momento, que reforçou a importância de educar para o respeito desde a infância.
Esse espaço de fala e escuta entre crianças reafirma o propósito do Congresso Euroamérica: construir caminhos concretos para um futuro mais justo, inclusivo e acessível. E isso começa desde cedo — ouvindo, aprendendo e transformando.




Comentários