Hoje celebramos o Dia da Acessibilidade, um momento importante para refletirmos sobre as necessidades de todas as crianças, especialmente aquelas com nanismo.
Na escola, é fundamental que cada aluno tenha um ambiente adaptado para suas particularidades. Crianças com nanismo precisam de mobiliário específico e cadeiras adaptadas, que garantam sua saúde física e proporcionem um melhor aproveitamento nas aulas. Esse mobiliário deve ser fornecido pela unidade escolar, com adequações aos tamanhos dos braços e pernas das crianças com nanismo, que são mais curtos. Inclusive, pernas não podem ficar penduradas, mas devem ter apoio específico.
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) assegura que todas as pessoas com deficiência, incluindo aquelas com nanismo, tenham o direito a uma educação inclusiva e de qualidade. Isso significa que as escolas devem proporcionar condições adequadas de aprendizado e desenvolvimento!
Vamos juntos lutar por um ambiente escolar que respeite e acolha todos os estudantes, garantindo que cada um tenha a oportunidade de se desenvolver em espaço acolhedor!
Clique abaixo e baixe o guia de orientação para as escolas, de autoria da Diretora de Políticas Públicas da Annabra, Velvit Severo.
Comments